Livreto Celebrativo | Imposição do Barrete e Entrega do Título de Monsenhor

 




IMPOSIÇÃO DO BARRETE DE 
MONSENHOR 

 29.08.24

Catedral Diocesana de São José

A Entrega do titulo honorifico de monsenhor pode ser celebrada durante a santa missa após a homilia e o credo ou fora da santa missa, tal decisão fica á cargo daquele que fará a entrega de tal titulo.

Vale relembrar que unicamente quem nomeia um presbítero monsenhor é o Santo Padre.

Após a nomeação pelo santo padre,o bispo daquele presbítero deve entregar o titulo honorifico ao mesmo.

CANTO DE ENTRADA

O Bispo inicia o rito sentado na cátedra, dizendo:
Pres: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres: A Paz esteja convosco.
Ass: O amor de Cristo nos uniu.

ORAÇÃO INTRODUTÓRIA

Terminado os cumprimentos, o presidente diz:
Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Pres: Senhor nosso Deus que pela efusão do Espírito Santos continue derramando vossas graças sobre estes vossos servos, a frente de seu ministério sacerdotal para a constante edificação da vossa Santa Igreja e do vosso santo sacrifício. Por nosso Senhor Jesus  Cristo, vosso Filho, que  é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ass: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

O leitor dirige-se ao ambão para a leitura do Evangelho, que todos ouvem sentados.

Leitor: Escutai a palavra do Senhor, do Evangelho segundo Mateus. Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

REFLEXÃO

O presidente faz uma reflexão sobre o Evangelho e sobre a condecoração.

O Bispo convida aquele presbítero que recebera o titulo de monsenhor a ficar em pé.

O Bispo interroga o mesmo, dizendo:

Pres: Reverendíssimo senhor Enzo Savelli, a Santa Igreja lhes confia e afirma a continuardes na missão que já prometestes e iniciastes, quando fostes ordenados presbíteros.

Pres: Prometes continuar a serviço da Santa Igreja no exercício de sua missão?
Condecorado: Sim, prometo.

Pres: Prometes lealdade e obediência ao vosso Bispo e aos seus sucessores?
Condecorado: Sim, prometo.

Pres: Prometes manter-se firme na missão sacerdotal a frente de tal ministério, contribuindo para a difusão da palavra de Deus e celebrando o santo sacrifício?
Condecorado: Sim, prometo.

O Bispo Conclui dizendo:
Pres: Que Deus Todo-Poderoso continue o bem que em ti começou, acumulando-o de graças. 
Ass: Amém.

O Bispo entrega o barrete de monsenhor na cor preta, dizendo:
Pres: Recebes pois o símbolo do reconhecimento do teu impulso sacerdotal, firmando pois a tua fé no Cristo a pedra angular.

O Bispo impõe o barrete sobre a cabeça do presbítero e conclui com á seguinte oração:

Pres: Senhor nosso Deus que pela efusão do Espírito Santos continue derramando vossas graças sobre este vosso servo, a frente de seu ministério sacerdotal para a constante edificação da vossa Santa Igreja e do vosso santo sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém

ENTREGA DA BULA DE CONDECORAÇÃO

Em seguida, presbítero designado, ou um diácono, realiza a leitura da Bula de Condecoração

IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

Ao estimado irmão Enzo Savelli, incardinado na Diocese de Fortaleza, nomeado Monsenhor Prelado de Honra, saúde e paz, e bênção apostólica.

[PT]

A Igreja, aquela que é chamada a ser Mãe e Mestra da Verdade, sendo fiel servidora de Cristo, é portadora dos dons firmes do Espirito Santo e enriquecida por sua sabedoria. Com essa sabedoria, ela guia todo o povo que caminha na estrada árida e estreita rumo ao céu, sendo sinal de perseverança e fé a todo o povo de Deus. Por meio dessa caminhada, o Senhor chama-nos para o serviço do Seu Reino, nos suscitando para caminhada da boa-nova do evangelho. A partir disso, a Igreja, utilizando de seu poder temporal, criou títulos de honra para demonstrar amor e benevolência para com o ministério sagrado de seus integrantes. 

À vista disso, muitos irmãos que passaram por ela receberam honrarias que exalam o perfume e exuberância de Deus. Portanto, ouvindo o parecer da Nunciatura Apostólica, condecoramos o reverendíssimo Enzo Savelli,  ao título de Monsenhor da Santa Igreja Católica, no grau de Prelado de Honra, para que, utilizando deste título, possa acrescentar ainda mais vigor e animo pastoral em seu ministério. 

Ressaltamos ainda que, o reverendo portando tal reconhecimento da Igreja, utilize apenas para o crescimento das virtudes e da procura incessante pela santidade, pois, sem isso, de nada valerá as riquezas (Prov. 8, 10)

__________________________________________


Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos 24 dias do mês de agosto, do ano do Senhor de 2024, primeiro de nosso Pontificado. 

 
  
Ioannes Pavlvs Pp. VI
Pontifex Maximvs

Et ego


 † Pedro Schneider Card. PAROLIN
Núncio Apostólico do Brasil

Ao fim da leitura da Bula, todos dizem: 
Ass: Graças a Deus.

Tendo sido lida a Bula, o monsenhor se aproxima do presidente, se ajoelha e recebe, em silêncio, sua Bula.

Após a entrega, o monsenhor saúda o presidente e retorna a seu lugar.

O Bispo conclui dizendo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai + e Filho e Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.

CANTO FINAL





Monsenhor Wesley Max Bergoglio Ferraz
Coordenador Pastoral

Cônego Enzo Savelli
Secretário Pastoral

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem