A Diocese


ARQUIVOS DIOCESANOS
HISTÓRIA DA DIOCESE


Criada através da Constituição "Apostolici Ministerii" do Papa Paulo II, como Vicariato Apostólico, tinha o intuito de reunir as Igrejas pertencentes a Arquidiocese de Fortaleza, da vida real, dentre elas a Catedral de São José, a Paróquia de Messejana e a Paróquia de Antônio Bezerra, além de outros templos importantes do Estado do Ceará.

Seu primeiro e único vigário apostólico foi o Monsenhor Erick Breno Bergoglio. Em 5 de Janeiro de 2024, o Santo Padre Paulo II eleva o vicariato a condição de Prelazia, com a  Constituição "Proficitis Viam Vestram", reestabelecendo também a dignidade episcopal do Vigário Apostólico, Monsenhor Erick Breno Bergoglio.

Dom Erick assumiu a Prelazia em solene posse, presidida por Dom Guilherme Ravelli, em Janeiro de 2024, contando com a presença de diversos membros da comunidade, dentre padres e bispos do episcopado brasileiro.

E em 14 de Março do mesmo ano, o Santo Padre eleva a Prelazia a dignidade de Diocese, com a Bula "Id Ex Toto Corde Tuo", mantendo Dom Erick Bergoglio, tornando-a seu primeiro Bispo Diocesano.

Por decisão do Pontífice, Dom Erick tornou-se Bispo Referencial para as Capelanias Monárquicas, no documento "Christus Regnat Super Nos" tornando-o assim, administrador apostólico da recém-elevada Diocese, sem mesmo a instalação canônica e sua posse terem ocorrido.

No primeiro dia do mês de abril, foi nomeado o novo bispo diocesano de Fortaleza. Na bula, foi nomeado o Dom João Carlos Cardeal Vitali como segundo bispo diocesano, outrora exercia seu múnus como bispo diocesano de Overland. Dessa maneira, no dia 21 do mesmo mês, o eminentíssimo foi empossado pelo seu antecessor na Cátedra Diocesana.

Postar um comentário

Popular Items