Decreto | Ordem dos Frades Menores


DOM ANTÔNIO CHIAVI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DE FORTALEZA 

A todos que lerem estas nossas letras, saúde e paz da parte de Deus e do Senhor Jesus Cristo.

prot. nº 016/2024 

Decreto de Convênio entre a Diocese de Fortaleza e a Ordem dos Frades Menores


Em nome da Santíssima Trindade, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário da Assunção, padroeira de fortaleza e de São Francisco de Assis, padroeiro dos Frades Menores, a Diocese de Fortaleza celebra com alegria o presente convênio com a Ordem dos Frades Menores, representada por seu Ministro Geral, Frei Diogo Eugênio, para a missão de evangelização e serviço pastoral em nossa Diocese.

Tendo em vista o zelo missionário e o compromisso com o anúncio do Evangelho que caracterizam a Ordem dos Frades Menores, e reconhecendo a necessidade de fortalecimento da ação pastoral em nossa Diocese, estabelecemos por meio deste decreto que:

1. Acolhida dos Frades Menores: A Diocese de Fortaleza acolhe com gratidão os Frades Menores, oferecendo as condições necessárias para que possam cumprir com frutuosidade sua missão de evangelização em nosso território diocesano.

2. Administração da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima: Os Frades Menores, em espírito de serviço e comunhão, assumirão a administração e o cuidado pastoral da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Serão responsáveis pela vida sacramental, catequética e missionária da paróquia, contribuindo para o fortalecimento da fé do povo de Deus.

3. Construção de um Convento: Será facilitada a construção de um convento para os Frades Menores em local previamente definido, onde poderão viver em comunidade, partilhando o carisma franciscano e sustentando a vida espiritual de nossa Diocese.

4. Colaboração Pastoral: Os Frades Menores integrar-se-ão às atividades pastorais da Diocese de Fortaleza, colaborando na evangelização, na catequese, nas celebrações sacramentais e em outras ações pastorais, sempre em comunhão com o clero diocesano.

5. Santuário de São Francisco em Canindé: A Ordem dos Frades Menores contribuirá para a construção e desenvolvimento do Santuário de São Francisco em Canindé, que será um local de devoção, peregrinação e evangelização, irradiando o carisma franciscano e o amor de Cristo.

Que este convênio seja um sinal visível da comunhão eclesial e do compromisso conjunto com a missão de evangelizar, servindo ao povo de Deus em Fortaleza. Invocamos as bênçãos do Espírito Santo sobre esta parceria, e que, pela intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e de São Francisco de Assis, possamos colher muitos frutos espirituais.

Dado e passado na Cúria Diocesana de Fortaleza, aos dezesseis  dias de agosto do ano do Senhor de 2024.

† Antonio Chiavi
Bispo Diocesano de Fortaleza

Frei Diogo Eugênio
Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores

Cônego Enzo Savelli
Chanceler Diocesano

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem