Decreto | Elevação Paroquial | Prot. n° 053/2025


DOM LUCAS HENRIQUE DE SALLES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APÓSTOLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE FORTALEZA

A todo povo de Deus da Cidade de Redenção 
e aos que lerem estas nossas letras, 
saúde e paz da parte de Deus e do Senhor Jesus Cristo.


Prot. N° 053/2025

DECRETO DE ELEVAÇÃO DE 
ÁREA PASTORAL À PARÓQUIA

Considerando que, segundo o Código de Direito Canônico, é “A paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano, gozando ipsu iure, de personalidade jurídica” (CDC c. 515, §1 e 3).

Dado o progresso constatado na ação pastoral e na vida tendo ouvido o parecer do Colégio de Consultores de nossa Arquidiocese e as demais partes interessadas, em virtude de nossa jurisdição e conforme o Código de Direito Canônico Cân. 515 §1 e 3, havemos por bem, para o louvor e glória de Deus, e salvação dos fiéis DECRETAR a ELEVAÇÃO da Área Pastoral Santa Rita de Cássia a condição de Paróquia.

Outrossim, o Revmo. Pe. Guilherme Freitas, até então, administrador paroquial, por este decreto, é promovido a pároco, sendo o 1° da Paróquia, com todos os ofícios, honras, faculdades e atribuições inerentes ao cargo, observando os cânones 515 a 552.

Recomendamos, assim a todos os fiéis da Paróquia, que reconheçam o Revmo. Pe. Guilherme Freitas como seu legitimo Pastor, dispensando-lhe o devido acatamento.

Além disso, a igreja de Santa Rita de Cássia, até então, sede de área pastoral, é elevada a categoria de igreja Matriz da nova paróquia, sendo, portanto, a sede legítima da nova repartição.

Cuide-se que este presente decreto seja lido na solene concelebração Eucarística de Elevação e transcrita integralmente nos documentos da igreja Matriz.

Rogamos à intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira desta nova paróquia, para que inspire a todos na vivência do Evangelho e na fidelidade ao chamado de Deus, e pedimos à Santíssima Virgem Maria da Assunção, que continue derramando suas bênçãos sobre esta comunidade.

Dado e passado na Cúria Metropolitana de Fortaleza, aos dezenove dias do mês de Agosto do ano santo jubilar do Senhor de dois mil e vinte e cinco, sob o nosso selo e assinatura.

Em Cristo,


Dom Lucas Henrique de Salles
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza


Pe. Carlos Mendes 
Chanceler Arquidiocesano 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem