Decreto de Condecoração | Título de Cônego | Prot. Nº 035/2024



 DOM ANTÔNIO CHIAVI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DE FORTALEZA 

A todos que lerem estas nossas letras, saúde e paz da parte de Deus e do Senhor Jesus Cristo.
 prot. nº 035/2024

DECRETO DE CONDECORAÇÃO

Aos caríssimo filho Padre Leony Mariano Bergoglio e a todos leem esse decreto saudações da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Aprouve do Espírito Santo, foi-nos concedida a autoridade apostólica de pastorear e guiar o rebanho de Cristo, presente em Fortaleza. Velando pois sobre este rebanho, caminhamos lado a lado de pessoas que se esforçam para a santificação e evangelização do povo de Deus.  

Cônego é o presbítero que vive sob uma regra que o obriga a realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada. O conjunto dos cônegos forma o Cabido ou seja o colégio reunido sob uma mesma cabeça, um chefe ou superior.

Tendo pois, a autorização concedida pelo Dicastério para o Clero, na pessoa do Eminentíssimo e Reverendíssimo Dom Antônio Matheus Cardeal Carneiro e pela autoridade a nós confiada pelo Santo Padre, CONCEDEMOS ao Senhor: Padre Leony Mariano Bergoglio o título de Cônego, fazendo assim parte do Cabido Diocesano de Fortaleza. 

O Cabido Diocesano, ou Cabido da Sé de Fortaleza, é uma corporação de sacerdotes que exerce, no âmbito da Diocese de Fortaleza, os serviços eclesiais que lhe são atribuídos pelo Código de Direito Canónico ou cometidos pelo Bispo Diocesano.

Exorto a vós, caríssimos filhos, como pai e pastor: perseverem na missão, que este título sirva para as suas santificados e para a santificação do povo, e não para a serem soberbos. Desejo-lhes sabedoria e discernimento para viver uma vida com consciência reta e santa.

Dado e passado em Fortaleza, sobe o olhar da Virgem Assunta aos céus, ao quarto dia do mês de setembro do ano jubilar de Dois Mil e Vinte e Quatro.

+ Antônio Chiavi
Bispo Diocesano de Fortaleza


Monsenhor Enzo Savelli
Chanceler Diocesano

Subscrevi, arquivei e dou fé: 04/09/2024


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem